Praça Anthenor Navarro

Constitui o início da Rua Maciel Pinheiro. A mesma surgiu de urbanizações promovidas na área durante o final da década de vinte (séc. XX) e início dos anos 30.

Acessibilidade: Sim

Endereço: Praça Antenor Navarro, Centro - João Pessoa

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

País:

Região:

Estado:

Mesorregião:

Microrregião:

Município:

Zona:

Subprefeitura:

Distrito:

Descrição

Um conjunto de sobrados de dois e três pavimentos onde funcionavam uma farmácia, uma pensão e outros estabelecimentos comerciais e residenciais foram demolidos, dando lugar a uma área livre a ser concebida como praça com jambeiros, bancos e curtos passeios para encontros e interação dos moradores das residências locais, sendo entregue a população em 1933. É da mesma época o casario que compõe as suas laterais. Neste instalavam-se casas comerciais no seu pavimento térreo e escritórios dos melhores profissionais liberais no seu pavimento superior. Os mesmo apresentam arquitetura eclética, com alguns exemplares em art-décor.

Texto: Adelmo de Medeiros "Principais Bens de Valor Histórico, Artístico Cultural e Natural do Estado da Paraíba".
Foto: Paraibacriativa

evento entre e

Publicado por

Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE

A FUNDAÇÃO CULTURAL DE JOÃO PESSOA, reconhecida abreviadamente pela sigla FUNJOPE, entidade de direito público com autonomia administrativa, financeira, técnica e funcional, dotada de patrimônio e orçamento próprios, foi criada pela Lei Municipal no. 7.852 de 24 de agosto de 1995 e regulamentada pelo Decreto nº. 2.897 de 02 de outubro de 1995.