Exposição ‘Vá em frente, volte pra casa’ aborda temas como pertencimento e xenofobia

Descrição Curta:
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), abriu, nesta sexta-feira (11), na Galeria Casarão 34, a exposição ‘Vá em frente, volte pra casa!’, do artista visual cearense Júnior Pimenta.

Classificação Etária: Livre

Casarão 34

ver mapaocultar mapa

Toda seg, ter, qua, qui e sex de 11 de novembro a 2 de dezembro de 2022 às 08:00

Preço: Grátis

Endereço: Rua Duque de Caixas, 352 - centro 58010-821 João Pessoa, PB

Descrição

Esta é a terceira mostra individual e a segunda vez que o artista expõe na Capital paraibana. A exposição foi selecionada no edital 003/2020 – de Exposições Temporárias da Galeria Casarão 34 e, à época, não aconteceu por conta da pandemia da Covid-19. As obras ficam expostas até 2 de dezembro.

Produzida pela Reticências, revista nordestina dedicada à arte contemporânea, a exposição apresenta multilinguagens, entre elas, instalações, tapetes, vídeos, fotografias e bandeiras. Os temas que movem o artista, que vive entre Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), numa trajetória artística de mais de uma década, são deslocamento, fluxo migratório, crise de representação, pertencimento e os movimentos nas relações urbanas.

A pesquisa que resultou na mostra teve início em dois momentos: o primeiro quando o artista, na adolescência, mudou-se de Orós (CE) para Belo Horizonte onde, na escola, sofria agressões xenofóbicas, ouvia coisas do tipo: “O que veio fazer aqui?” “Volte pra sua terra?”. E o segundo momento foi quando Pimenta leu uma matéria sobre um refugiado do Gâmbia, Pateh Sabally, de 22 anos, que pulou no canal de Veneza, enquanto moradores e turistas o observavam e filmavam dizendo frases como: “Deixe-o morrer!” “Estúpido!”, “Vá em frente, volte pra casa!”.

A partir daí, o artista passou a refletir sobre a ideia de pertencimento durante a residência em São Paulo, sendo a cidade brasileira que mais recebe imigrantes e refugiados. A residência foi em outubro de 2017, no Hermes Artes Visuais, espaço autogestionado por artistas, entre eles Marcelo Amorim, que acompanhou a pesquisa de Pimenta e assina a curadoria da exposição.

Exposição – Vá em frente, volte pra casa!

Abertura: 11 de novembro

Visitação – 11 de novembro a 02 de dezembro

Segunda a sexta – 8h às 12h e 14h às 18h

Local – Casarão 34

Endereço – Av. Visconde de Pelotas, nº 34, Centro.

Texto: Lucilene Meireles
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria

Publicado por

Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE

A FUNDAÇÃO CULTURAL DE JOÃO PESSOA, reconhecida abreviadamente pela sigla FUNJOPE, entidade de direito público com autonomia administrativa, financeira, técnica e funcional, dotada de patrimônio e orçamento próprios, foi criada pela Lei Municipal no. 7.852 de 24 de agosto de 1995 e regulamentada pelo Decreto nº. 2.897 de 02 de outubro de 1995.